Auto-estima

Bom dia, como estás?

Sei que te tenho escrito nos últimos dias vários temas mas acredita, todos eles tem um significado ainda maior e melhor em toda esta luta e este acima de tudo é mais um.

Já alguma vez te olhaste bem ao espelho? Consegues dizer-me o que vês? Aquilo que dizem de ti ou aquilo que tu és?

Por vezes é difícil de lidar,confusa ou estranha, e traz consigo o nome de auto-estima.

Segundo os psicólogos e psiquiatras a palavra auto-estima é a avaliação que fazemos de nós mesmo, ou seja, o que gostamos ou não gostamos em nós.

Cada vez chego mais à conclusão que em grande parte este conceito é afectado pelo poder da sociedade ou do que nos rodeia mas na maioria das vezes é ela que nos impõe regras e que nos dita o que é bom e o que é mau.

A auto-estima encontra-se por vezes ligada á beleza e á perfeição. 

São palavras com significados completamente diferentes no sentido que o que pode ser bonito ou bom para mim pode não ser para outra pessoa, mas acima de tudo temos que nos agradar a nós mesmos primeiros.

Tudo na vida se consegue desde o pior ao melhor, mas em cada uma destas situações temos de ter na consciência o quão isso nos vai acrescentar ainda mais valores ou ainda uma destruição ainda maior interior e para o que nos rodeia.

Todos nós como seres humanos temos defeitos, qualidades e acima de tudo diferenças exteriores, muitas vezes todos nós como humanos procuramos um sentimento chamado aceitação,mas tal como tudo na vida em prioridade temos que nos aceitar a nós mesmos e cabe a cada um de nós fazer as coisas da forma correcta e ter consciência disso.

A auto-estima por vezes parece uma montanha russa descontrolada, em que por vezes e por uns segundos nos sentimos no topo do mundo ou mesmo numa queda livre, em que ninguém se não nós mesmos por outro lado, quando não a temos só temos vontade de desaparecer ou deixar de viver.

Mas acima de tudo o que dói não é o choque de saber que não somos aceites. O que dói é o choque de percebermos que não gostamos de nós mesmos e de não conseguirmos entrar dentro de nós e vermos as nossas qualidades assim como defeitos e como temos que entrar no rumo certo para nosso próprio bem, não para o bem dos outros.

Por vezes dou comigo a fechar os olhos,e a deixar a minha mente voar e reflectir com ela mesma e confesso que chega um ponto em que elas se unem e me dizem que errar é humano mas que todos os meus defeitos são as qualidades de alguém e que todos os meus medos são metas que eu tenho de alcançar e traçar ainda mais para vencê-las e que sou como sou e que não posso ser querer igual á outra pessoa, acima de tudo tenho que saber distinguir ainda mais o que me faz bem e a verdadeira realidade das coisas sem qualquer tipo de cenário e antes de pensar em alguém tenho de pensar em primeiro lugar em mim e amar-me a mim mesma e assumir que tenho defeitos mas que posso emendá-los e ao fazê-lo só vou agradar ainda mais o meu interior como tenho feito cada vez mais.

Esta é mais uma das várias palavras essenciais para a mudança e para o vencimento de toda esta patologia e de tudo que nos rodeia e quanto maior for esta maior será a nossa visualização com ainda mais atenção a nossa maior escuta para tudo o que nos rodeia e do quão é necessário por vezes saber parar para pensar, para absorver e para analisar ainda mais todas as situações e para conseguirmos ver o todo e o verdadeiro todo cru,duro ou belíssimo tal como ele é.

Precisamos de saber escutar de saber ouvir, de saber argumentar da forma correcta sem nos exaltarmos, sem gritar mas acima de tudo ouvir ainda mais o nosso coração, a nossa cabeça e saber eliminar o que nos faz mal e o que nos acrescenta algo de ainda melhor e aprender ainda mais lições de vida, e acima de tudo saber ainda mais distinguir o bem do mal e o que nos acrescenta algo á nossa vida e do quão não precisamos de aquilo para nada.

E por último sabermos olhar e olharmos e conseguirmos observar o mundo, as expressões os momentos, tudo mas sempre com uma consciência e uma atitude ainda maior para tudo.

Todas estas coisas fazem com que a nossa auto-estima seja construída e evolua da forma correcta sem qualquer tipo de retrocesso, porque se nós não tivermos auto-estima não só não conseguimos vencer esta patologia como tudo o resto que vem e viermos a ter ainda mais e do quão as pessoas que só nos querem mal conseguem destruir-nos e deitar-nos ainda mais a baixo.

Felizmente que consegui ganhar auto-estima e consegui por todos os dias reflectir e por pensar duas vezes antes de agir e de ter a ajuda necessária e ter os melhores ao meu lado juntamente com ajuda da psiquiatra e do novo processo que irei iniciar daqui a uns dias (psicoterapia).

Sem a auto-estima somos um vazio por completo assim como sem personalidade, por isso, bola para a frente ainda mais.

Beijinhos e até logo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novo interior e novas expectativas

Olá boa tarde como estás? Sei que há quase uma semana que não falamos, verdade seja dita ando a mil à hora e quando paro penso que é mentir...